quarta-feira, abril 01, 2009

Portimão em diferido!

Escrevo este artigo depois de ter lido a edição de Março de 2009 do Jornal Municipal “Portimão em directo”, e escrevo porque me parece que o Partido Socialista perdeu completamente o pudor; a este Jornal Municipal, pago com o dinheiro de todos nós, só falta o símbolo do Partido Socialista na capa, porque de resto todo o seu conteúdo é uma ode ao executivo socialista da Câmara Municipal de Portimão.

Acho admissível que a autarquia informe os seus munícipes das suas actividades, mas já não me parece correcto que se faça parangonas de primeira página, em auto elogio eufórico, anunciando algumas medidas de apoio social; primeiro porque o apoio social é uma obrigação da Câmara, e depois porque, apesar de algum reforço nas verbas destinadas ao apoio social (o que quero acreditar nada ter a ver com o período eleitoral que se avizinha), estas continuam a ser insuficientes e representam uma percentagem quase insignificante do orçamento do município, nomeadamente quando comparadas com outras rubricas orçamentais, como por exemplo as relacionadas com eventos, e com marketing e publicidade, consubstanciadas principalmente através das transferências entre administrações (empresas municipais).

Mais uma vez, neste Jornal Municipal, se anuncia o virtual, como é o caso da Casa da Juventude; lá está mais uma maqueta, que em cada Março Jovem é anunciada como uma realidade próxima, ou como é o caso do Complexo Desportivo, outra maqueta, que segundo o tal jornal “já mexe”. Eu sinceramente não sei se já mexe ou não, mas que tem estado paralisado desde que foi adjudicado no mandato anterior e que desde aí nada mexeu, lá isso é verdade.

Mas mais escandaloso é o auto intitulado “ambicioso plano de intervenção na rede viária”. É um descaramento que quem durante todo o mandato não investiu 1 cêntimo na rede viária, venha agora apelidar pequenas intervenções, muitas delas de mera manutenção, como “projectos estruturantes”. Mais uma vez quero acreditar que estas intervenções não estão relacionadas com o facto de o ano de 2009 ser um ano eleitoral.


Não posso também deixar de fazer uma referência à intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Portimão, no jantar onde pretendeu prestar contas, porque a fazer fé no que veio escrito na comunicação social, uma vez que não estive presente, mais uma vez o Sr. Presidente teve o já rebuscado discurso do “desta vez é que vai ser”: ou seja, desta vez é que vamos ter uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na Companheira; desta vez é que vamos ter um novo cemitério, desta vez é que vamos ter uma gare rodoviária, desta vez é que vamos ter o complexo desportivo, etc.…

É o discurso do virtual, anunciando mais uma vez aquilo que já foi anunciado vezes sem conta. Na verdade, se fizermos uma análise mais profunda, verificamos que grande parte dos problemas estruturais da cidade continua por resolver. Assiste-se ao contínuo problema de trânsito e estacionamento para o qual muito pouco ou nada foi feito, assiste-se à degradação do tecido económico e social, agrava-se a insegurança de pessoas e bens, anuncia-se um grave problema de consequências imprevisíveis relativamente ao sector da construção civil, continuam a faltar estruturas de apoio à 1ª infância e aos idosos, continuam a escassear espaços verdes de qualidade e com a dimensão necessária, e poderia continuar pois muito continua por fazer em Portimão, e as prioridades estabelecidas pelo actual executivo socialista, bem como os anteriores são bem mais do que discutíveis.

É indesmentível que no actual mandato existiram algumas concretizações, como é exemplo o Pavilhão Arena e o novo Mercado Municipal, mas é também indesmentível que essas estruturas foram construídas à custa de mecanismos de engenharia financeira que se materializam num endividamento crescente e preocupante que terá certamente consequências no futuro desenvolvimento do nosso município.

Pedro Martins
Vereador do PSD na Câmara Municipal de Portimão
Publicado no Jornal Barlavento de 26 de Março de 2009

Sem comentários: